Lançamento do livro "O Pinhal dos Segredos e Outras Aventuras no Natal", em Ponta Delgada, São Miguel, Açores

02-11-2012 16:16

No dia 22 de Novembro lancei o meu novo livro, "O Pinhal dos Segredos e outras aventuras no Natal", na Biblioteca da Escola Secundária Antero de Quental, em Ponta Delgada.
O livro foi apresentado pela Dra. Gabriela Silva. 
Além de mim e da Dra. Gabrila, a mesa estava composta pelo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Dr. José Manuel Bolieiro, e pela Vice-Presidente do Conselho Executivo, Dra. Adélia Santos.

 
A sala recheou-se de amigos, professores, admiradores e familiares. Correu tudo muito bem!
Abaixo anexo o discurso que proferi na apresentação:

Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Dr. José Manuel Bolieiro,
Excelentíssima Senhora Representante do Conselho Executivo, Dra. Adélia Santos,
Caríssima Dra. Gabriela Silva,
Caríssimos amigos,

Estou muito feliz por estar hoje a apresentar este livro na minha escola. A escola que escolhi para frequentar o ensino secundário, com os colegas e amigos que convidei para estarem presentes neste evento. Gosto de pessoas, de livros e da vida. Sou apaixonado pela leitura, pela política e pela vida pública. Sei que na minha idade, seria mais razoável jogar a minha PlayStation e ter muitos problemas existenciais pendentes. Os meus pais também acham que devia ser assim, mas não sou.
Neste momento entendo que tenho uma missão a cumprir e não quero virar costas a um projeto de vida que tem como objetivo contribuir para um mundo melhor através da escrita, mas, também, da política.
Sempre sonhei em vir a ser primeiro ministro de Portugal. Esse sonho é antigo dentro de mim e nunca tive medo ou vergonha de o confessar. Eu leio biografias de gente que passou pelo mundo deixando uma marca e vejo como eles começaram. Todos eles tinham sonhos enormes. É claro que não basta ter sonhos. Trabalhar empenhadamente todos os dias, tendo sempre como ponto de mira esses sonhos, é a forma de eles se tornarem realidade.
Nada acontece por acaso e o sucesso é o resultado de muito trabalho. É isso que faço todos os dias; trabalho muito para ser bom aluno, esforço-me por ser um bom filho e continuo a sonhar para ser aquilo que quero.
Tenho percorrido muitos espaços com os meus livros e tenho procurado personalidades portuguesas que admiro. Gosto de estar com pessoas que fazem a diferença e que admiro por isso mesmo.
A professora Gabriela Silva tem sido a minha companheira de viagem neste percurso. Com ela tenho aprendido a conter alguns ímpetos da juventude, mas também aprendi a respeitar os sonhos dos mais velhos, a beber da experiência de quem já trilhou muitos caminhos e a corrigir os meus textos com mais calma.
Temos em comum muitas horas de viagem, muitas refeições de fast-food e algumas gargalhadas saudáveis. Mas o mais importante tem sido o apoio, o ser capaz de vibrar com os meus sonhos e incentivar-me a não desistir.
Também tenho sido fortemente estimulado pela Câmara Municipal de Ponta Delgada a quem estou profundamente grato.
Obrigado por estarem aqui connosco hoje, neste espaço de cultura onde me sinto tão feliz, na apresentação deste livro que escrevi para todos. Já ouviram falar dele. Falta mesmo só comprarem-no para que eu possa cumprir os meus compromissos com a minha editora e escrever muito mais livros neste que é o caminho que escolhi para chegar aonde me levarem os meus sonhos.
Estamos a viver um tempo de dificuldades, mas este é também um tempo de esperança. Acredito que vem aí uma nova era e que o caminho que leva ao triunfo já está traçado. Bastará seguir pelo trilho certo!

Um bem-haja.